PG jogos

Volkswagen registra “GTI” diferente em alusão à eletricidade

logo gti eletrico

A Volkswagen registrou na Europa o termo “GTI” , mas não o tradicional “Grand Tourisme Injection” e sim algo relativo à eletricidade, com uma figura onde o “I” foi substituído por um raio ou relâmpago, blitz em alemão.

O termo “Injection” ainda se aplica aos modelos presentes atualmente com motor a combustão, como Polo GTI e Golf GTI, por exemplo.

golf gti china 11

No entanto, para o futuro elétrico da VW, o GTI com Injection não evoca mais nada em um modelo elétrico, da mesma forma que a Porsche usa o “Turbo” no Taycan, sendo que ele nem usa algo parecido com isso.

De qualquer forma, alguns termos se solidificam com o tempo e “Turbo” na Porsche ou “quattro” na Audi (considerando o sistema mecânico de tração nas quatro rodas) continuam a bordo de carros elétricos.

No caso do GTI, o que se viu até agora foi o uso do termo “GTX”  para os carros elétricos com proposta de performance e tração nas quatro rodas, numa posição que seria intermediária entre GTI e R.

vw

Mas, agora, a VW parece que escolheu apenas manter duas das três siglas míticas que movimentam os entusiastas em todo o mundo.

Então, qual seria o objetivo da Volkswagen em registrar esse termo GTI diferenciado?

A resposta pode estar no conceito ID.2all, que terá uma versão esportiva e, como sabemos, sua plataforma MEB Light é muito mais simples que a MEB padrão, com suspensão traseira por eixo de torção, como no Polo atual.

Como o conceito tem uma proposta com 226 cavalos, pode ser que o GTI “blitz” seja a sigla a ser usada neste esportivo elétrico de motor dianteiro.

Até o momento, as propostas de performance de carros elétricos sempre contemplam a tração nas quatro rodas com dois ou mais motores.

Então, com o ID.2 GTI, a VW pode estar querendo emplacar uma linha de esportivos de tração dianteira com propulsão 100% elétrica.

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse o nosso exclusivo Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Avatar photo
Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 27 anos. Há 16 anos trabalha como jornalista no PG jogos, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.

PG jogos Mapa do site