A confirmação da Volkswagen ID.Buzz ao mercado brasileiro deu o que falar e pode acabar no tribunal, quando a marca alemã decidiu criar uma animação com a imagem da cantora Elis Regina, ajudado por uma inteligência artificial.
Tão em moda agora, a IA parece não ter limites e isso mexeu com as pessoas no caso da campanha de marketing da VW com a minivan elétrica, considerada a herdeira espiritual da clássica Kombi.
Após a divulgação do vídeo, onde Elis Regina – falecida em 19 de janeiro de 1982, aos 41 anos – dirige uma Kombi corujinha e canta em dueto com a filha, a também cantora Maria Rita, ao volante da ID.Buzz, gerou enorme comoção nas redes sociais.
Tratada como “Kombi elétrica” pela VW, a ID. Buzz demanda uma ação diferente e já se esperava (e ainda esperamos mais) uma campanha de marketing com forte apelo emocional.
Ciro Possobom, CEO da VW no país, disse que a campanha gerou “o maior engajamento da história do Brasil”.
No caso da animação feita por IA, a peça publicitária foi denunciada ao CONAR, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, que notificou a Volkswagen.
A denúncia questiona a ética nesse tipo de peça publicitária, visto que a pessoa reproduzida é falecida e não havia nenhuma informação avisando de que se tratava de uma recriação gráfica de Elis Regina.
Em resposta ao questionamento da imprensa, uma vez que terá 45 dias para dar esclarecimento ao CONAR, a Volkswagen disse que teve autorização da família e a própria filha, que tinha 4 anos quando Elis morreu, faz parte da peça publicitária ao lado da recriação digital da mãe.
Todavia, apesar da denúncia, não há nenhum ponto da legislação brasileira que trata de recriação digital de pessoa falecida. No Brasil, o cantor Luis Gonzaga foi recriado digitalmente em um show.
Lá fora, diante do avanço da IA, algumas celebridades já estão preocupadas com o pós-morte, já tomando medidas legais para evitar o uso da imagem, como a cantora Madonna, que orientou seus advogados contra a reprodução de sua imagem ou voz, depois que se for.
Só no YouTube, o vídeo já tem 20 milhões de visualizações.
[Fonte:UOL]
Acesse o nosso exclusivo Canal do Telegram!