O Porsche Cayman é um carro esportivo de motor central com apenas dois lugares.
Ele é um cupê derivado da segunda geração do roadster Porsche Boxster. Apareceu pela primeira vez em 2006.
O Porsche Cayman sem dúvida carrega muitos traços e tecnologias do seu irmão Boxster, e vamos falar a fundo sobre o Cayman neste texto.
Vamos falar inicialmente sobre o Porsche Cayman, depois sobre o atual Porsche 718, que é a atual nomenclatura única para tanto Cayman quanto Boxster. E no final vamos fazer um resumo sobre o Boxster, como ele nasceu e depois deu origem ao Porsche Cayman.
Porsche Cayman 2005 – 2014
A segunda geração do Porsche Boxster ganhou um novo design e uma nova plataforma e também uma nova variante que basicamente trilha um caminho separado do modelo conversível, o Porsche Cayman.
A derivação cupê apareceu pela primeira vez no final de 2005 como linha 2006.
O design da segunda geração do Boxster caiu como uma luva para o cupê Porsche Cayman, que agora perdia os faróis tristes em prol de um novo conjunto ótico mais arredondado e vertical do que o modelo anterior que era mais vertical.
Porsche Cayman e Boxster compartilhavam basicamente tudo, exceto pelo design externo, que era o maior divisor entre ambos.
Para poder se distanciar um pouco mais do Boxster o Porsche Cayman usava um para choque com desenho levemente alterado, assim como novas lanternas traseiras para ter mais personalidade própria.
O design geral do Porsche Cayman era inspirado em outros modelos icônicos da marca como o 356, 550 e o 904 cupê.
Outro ponto que diferencia os modelos era o fato que o Porsche Cayman tinha mais espaço para bagagens no porta malas traseiro que o Boxster que tinha um espaço reduzido graças a capota que ficava recolhida dentro do compartimento.
As opções de motor eram as mesmas da segunda geração do Boxster, e de início o Porsche Cayman vinha com um 3.4 litros de seis cilindros acoplado com uma caixa de câmbio de 6 velocidades manual, o que deixava o carro ainda mais esportivo e confortável para o motorista.
O interior era semelhante também nos dois modelos, com apenas pequenas diferenças de acabamento para não confundir os consumidores.
O Porsche Cayman recebeu um facelift em meados de 2009, assim como seu irmão.
O Cayman ganhava um novo conjunto ótico e um para choque mais envolvente com um redesenho nas entradas de ar e nas luzes de neblina e no LED de iluminação diurna.
Na traseira o modelo recebe uma discreta alteração no desenho interno das lanternas que ficavam mais modernas e ganhavam luzes de LED.
O para choque traseiro do Porsche Cayman também ganhava um novo desenho, com um novo porta placas que perdia as “bochechas” ao redor da placa.
O Porsche Cayman também ganhou um novo motor 2.9 litros para acompanhar as novidades recebidas em 2009.
O modelo ficou com estas atualizações de estilo até meados de 2012 quando seria apresentada sua segunda geração, que teria suas vendas iniciadas no final de 2013.
Porsche Cayman 2013 – 2016
A segunda geração do Porsche Cayman apareceu pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de Genebra na Suíça em 2012, tendo suas vendas apenas disponíveis na primavera de 2013 entrando como linha 2014.
O novo Porsche Cayman apostava em um desenho novo para os faróis que ficavam mais verticais e um novo para choque que o distanciava ainda mais do Boxster.
As versões iniciais do Porsche Cayman de segunda geração vinham com um motor 2.7 litros ou 3.4 litros nas versões mais caras.
O modelo ainda poderia vir com o câmbio manual de 6 velocidades ou automático do tipo PDK de 7 velocidades com dupla embreagem, o que garantia trocas de marcha mais rápidas e consequentemente uma economia de combustível a mais.
A traseira do Porsche Cayman ganhava novas lanternas traseiras e um novo aerofólio acoplado na tampa do porta malas.
A base do para choque também ganhava um novo desenho mais moderno e esportivo.
Já no interior, a segunda geração do Porsche Cayman tinha um novo painel com materiais mais nobres e acabamento mais refinado que da primeira geração apresentada em 2005.
Entre os destaques estavam uma nova central multimídia com novas funções e um novo volante, fora o redesenho completo do painel que ficara mais elegante e esportivo.
O Porsche Cayman de segunda geração ainda recebeu um discreto facelift em 2015, com direito a um novo para choque e outros pequenos detalhes estéticos que o mantiveram em linha com a identidade da Porsche até 2016, quando a terceira geração do modelo seria apresentada.
Porsche Cayman 2016 – presente
Enquanto que o novo Boxster chegava a sua quarta geração em 2016, o Porsche Cayman chegava na sua terceira no mesmo período.
Além da nova geração tanto o Boxster quanto o Porsche Cayman ganharam uma nova nomenclatura – 718 – uma clara homenagem da marca ao prêmio que ela ganhou em 1959 e 1960 quando venceu a Targa Florio, uma corrida que se passava nas montanhas da Sicília, na Itália.
Outro ponto também se deve que agora os novos Porsche 718 Boxster e 718 Cayman perderam dois cilindros e passam a utilizam apenas quatro cilindros de série, e trocando também o motor aspirado de 6 cilindros pelo de quatro cilindros turbo, algo que não agradou a todos.
O Porsche Cayman, agora chamado 718 Cayman, utiliza dois motores nas versões de entrada, sendo o primeiro deles o 2.0 litros e também um 2.5 litros.
Ambos trazem mais torque em baixas rotações e maior economia de combustível, algo que hoje em dia é muito valorizado.
Em 2017 a versão GTS do Porsche Cayman ganhou o motor 2.5 litros que agora rende 361 cavalos de potência e ainda pode levar o modelo no 0a100 em menos de 4 segundos.
O novo visual da linha 718 ganhou novos faróis com quatro projetores de LED que muito se assemelham, aos que são encontrados no Panamera e Cayenne de nova geração, bem como o precursor de todos os Porsche atuais, o mítico Porsche 911.
A traseira também ganhou novas lanternas traseiras em LED com acabamento externo escurecido.
O modelo ainda recebeu novas rodas de liga leve com novos desenhos e um novo interior mais moderno, com novos materiais no acabamento e muito mais conforto para o motorista e passageiro.
O Porsche 718 Cayman S possui um motor 2.5 litros turbo com 16 válvulas que desenvolve 350 cavalos e 42,8 kgfm de torque a 4500 rpm.
O visual do Porsche Cayman (718) se difere das demais versões por conta do seu para choque com desenho mais esportivo e suas tradicionais três entradas de ar, que agora contam com um discreto filete diurno de LED.
Se comparado com as gerações anteriores, o novo 718 Cayman está mais musculoso e com formas muito mais bem delineadas do que sua primeira geração de 2005.
Muitos dos fãs da linha Boxster/Cayman lamentaram a perda dos dois cilindros extras com a nova geração.
Alguns chegam a chamar de heresia um Porsche com motor de quatro cilindros com turbo, mas olhando do ponto de vista econômico e social, a marca aliou a potencia adequada com a baixa emissão de poluentes que cada dia está cada vez mais rigorosa, oferecendo assim o melhor de dois mundos.
Ficha Técnica
Porsche 718 Cayman S 2017
Motor: gasolina, traseiro. 4 cilindros opostos, 16V, 9,5:1; 2.497 cm3; turbo;
injeção indireta; 350 cavalos a 6.500 rpm, 42,8 kgfm de 1.900 a 4.500 rpm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, 7 marchas, tração traseira
Direção:elétrica
Suspensão: McPherson (dianteiro e traseiro)
Freios: discos ventilados (dianteiro e traseiro)
Pneus: 235/40 R19 (dianteiros) 265/40 R19 (traseiros)
Dimensões: comprimento, 437,9 cm; altura, 129,5 cm;
largura, 180,1 cm; entre eixos, 247,5 cm; peso, 1.460 kg
Porta-malas: 150 + 275 l
Tanque de combustível: 64 l
Desempenho: 0 a 100 km/h, 4,6 s; velocidade máxima, 285 km/h
Preço: 389 mil
Porsche 718 Cayman GTS 2018
Motor: Central-traseiro, longitudinal, quatro cilindros, boxer, 16V, comando duplo, injeção direta de gasolina, turbo compressor, intercooler.
Cilindrada: 2.497 cm³
Potência: 370 cavalos a 6.500 rpm
Torque: 43,8 kgfm entre 1.900 rpm e 5.000 rpm
Câmbio: Automático de dupla embreagem e sete velocidades, tração traseira
Direção:Elétrica
Suspensão: Independente McPherson
Freios: Discos ventilados
Pneus: 235/35 R20 (dianteiro) e 265/35 R20 (traseiro)
Comprimento: 4,37 metros
Largura: 1,80 metro
Altura: 1,27 metro
Entre eixos: 2,47 metros
Tanque: 64 litros
Porta-malas: 150 litros (dianteiro) e 125 litros (traseiro)
Peso: 1.405 kg
Preço: 493 mil
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!
Os comentários estão encerrado.