O Polo Sedan foi vendido no Brasil de 2002 a 2014, substituindo o Polo Classic, vendido por aqui de 1996 a 2002.
Atualmente, o Polo Sedan é chamado de Virtus, mas vamos falar do Polo Sedan que antecede ele.
Continue lendo para saber todos os detalhes!
Polo Sedan chega ao Brasil em 2002
A quarta geração do Polo Sedan foi lançada em 2002, já como modelo 2003 no Brasil.
Durante sua longa estada conosco, o Polo Sedan desta geração passou por dois facelifts e conseguiu fazer sucesso mesmo em seu final de vida.
Atualmente o Polo Sedan se mantém como uma ótima opção no mercado de usados, por conta dos seus itens de série aliado a um projeto moderno e com conforto para passageiros e espaço para bagagens no porta-malas.
Tudo isso começou no final de 2002, quando o Polo Sedan foi apresentado. O projeto era novo e reluzente.
A versão sedan caminhava na mesma estrada de tijolos amarelos que o Polo hatchback. Ambos estavam em pé de igualdade com a Europa e o nosso Polo Sedan foi até exportado para o Velho Continente.
Mesmo sendo levemente menor que o Polo Classic, o novo Polo Sedan ganhava o consumidor por conta do seu amplo porta-malas de 432 litros declarados e também pelo fato de ter as dobradiças do tipo pantográficas, que não amassam as malas ou objetos maiores quando colocados no compartimento.
O Polo Sedan também era bem equipado com direção eletro-hidráulica e ar-condicionado, em duas versões de motor disponíveis a princípio: 1.6 litro com 101 cavalos e 2.0 litros de 116 cavalos – ambos de 8 válvulas.
Esteticamente, o Polo Sedan seguia o mesmo padrão do Polo, com seus faróis dianteiros redondos e separados, que lembravam vagamente certos carros da Mercedes-Benz da época.
O Polo Sedan ainda tinha uma grade diminuta filetada que abrigava o logo da Volkswagen ao centro.
O para-choque era idêntico à versão hatchback e não tinha muitos recursos estilísticos para fazer o modelo ser maior ou mais caro do que era.
O interior do Polo Sedan também era o mesmo do hatchback e contava com bons materiais no acabamento interno e a qualidade alemã sem rebarbas ou peças mal encaixadas, como acontecia em modelos de outras marcas.
O Polo Sedan sempre foi bem equipado de série, mas isso não significava exatamente que o modelo fosse um sucesso comercial.
Por conta do seu alto valor, o Polo Sedan passou a perder alguns itens ou trocá-los por outros mais baratos para se manter atraente no mercado nacional.
Isso aconteceu em 2004, quando o Polo Sedan trocou a direção eletro-hidráulica por uma apenas hidráulica, e outros pequenos mimos foram retirados para baratear o valor final do modelo.
No mesmo ano o Polo Sedan passa a receber a motorização flex e agora o motor 1.6 litro entregava 101 cavalos na gasolina e 103 cavalos no álcool.
Polo Sedan atualizado em 2007
Já para 2007 o Polo Sedan ganha a sua primeira atualização de estilo.
Saem de cena os faróis duplos redondos e entram no lugar um conjunto com formato mais retilíneo com uma pequena saliência para o farol principal.
A grade do Polo Sedan agora vinha em formato de “V” como já era vista em outros modelos da marca como Jetta e Passat.
Alguns itens novos passaram a ser de série como as rodas de liga leve de 15 polegadas e o sensor de ré, que vinham em todas as versões. Para 2009 o motor 2.0 litros passava a ser flex e agora contava com 116 cavalos na gasolina e 120 cavalos no álcool.
O Polo Sedan também passava a utilizar uma caixa de câmbio automatizada nas versões I-Motion e uma versão chamada E-Flex também entrou no cardápio do modelo.
Já para 2011, como linha 2012, o modelo ganhou sua última atualização de estilo.
Polo Sedan 2011, atualizado mais uma vez
O para choque do Polo Sedan perdia a grade em “V” em troca de um visual mais limpo com a grade filetada que unia os faróis e um novo desenho na parte inferior do para choque anunciava que o modelo havia chegado à sua idade avançada, por assim dizer.
Foi nesse mesmo ano que o modelo passou a ter airbags e freios com ABS de série em todas as versões.
Por aqui o Polo Sedan ficou em vigor até 2014 quando ele foi descontinuado sem deixar um sucessor direto, uma vez que também não teríamos a quinta geração do Polo Sedan, que em alguns mercados atendia pelo nome de VW Vento.
O seu sucessor foi apresentado no inicio desse ano e agora atende pelo nome de Virtus.
Volkswagen Polo Sedan / Vento – 2010 até hoje
A quinta geração do Polo Sedan não chegou a ser comercializada no Brasil, pois ainda tínhamos o Polo Sedan que chegou por aqui em 2002 e saiu de linha em 2014 como dito anteriormente.
Mas em outros países, como Índia, Malásia, México, Tailândia, Indonésia e África do Sul, o modelo existe sob o nome de Vento.
Já em mercados como na Argentina, Rússia, Jordânia, Tunísia e Emirados Árabes Unidos, ele é vendido como o Volkswagen Polo Sedan, sendo um derivado direto da quinta geração do Polo hatchback.
Este Polo Sedan utiliza a plataforma PQ25, que é uma atualização da PQ24, e ele divide componentes e visual com outros modelos do grupo Volkswagen como o Škoda Fabia.
Tem ainda alguns irmãos, como o Škoda Rapid, Seat Toledo e o Volkswagen Santana chinês.
Por conta de usar uma plataforma tão intercambiável, o Polo Sedan consegue ser mais espaçoso que a versão hatchback e ter mais conforto e espaço dentro do porta-malas.
A versão Škoda Rapid e o Polo Sedan são basicamente idênticos, se limitando a detalhes estéticos e logotipo das empresas.
Já no caso do Seat Toledo e Volkswagen Santana chinês o modelo perde a terceira janela na coluna “C” em prol de um visual mais clássico e conservador.
No mercado indiano e mexicano a Volkswagen optou por vender o Polo Sedan com três opções de motorização, sendo a primeira um motor 1.6 litro a gasolina, outro 1.5 litro movido a diesel e por fim uma versão com motor 1.0 litro.
Atualmente, o Volkswagen Vento é vendido no mercado mexicano como o Polo Sedan de lá, no lugar do nosso Voyage, sendo o sedan de entrada da marca.
Por lá ainda não foram iniciadas as vendas do novo Virtus, que é derivado do novo Polo e que utiliza a plataforma MQBA0.
Suas outras variantes também são vendidas nos mercados correspondentes com apenas reestilizações locais para se adequar a nova linguagem visual de cada marca.
Um detalhe curioso da escolha do nome é que, além de ter sido usado no Polo Sedan, também já foi utilizado para definir a terceira geração do Volkswagen Jetta que foi vendida em alguns mercados entre 1992 e 1999.
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!
Os comentários estão encerrado.