PG jogos

Moda perigosa: Fiorino arqueada raspa no chão e solta faíscas

fiorino arqueada

Uma “moda” perigosa tem se alastrado por ruas e estradas brasileiras, os tais veículos arqueados, onde normalmente são caminhões com a suspensão dianteira rebaixada e a traseira elevada absurdamente.

Mas, os trucks arqueados fizeram inveja em donos de carros comerciais leves e assim agora você vê coisas como Fiat Fiorino arqueada, com um vídeo viralizando nas redes sociais.

Trata-se de uma Fiorino tão arqueada e rebaixada na frente, que roda soltando faíscas em via pública, sendo que a prática é ilegal.

Aliás, o próprio arqueamento do veículo comercial é proibido, já que coloca em risco a segurança do veículo e de terceiros, especialmente em caso de colisão traseira.

Assim como o dono dessa Fiorino, outros proprietários de comerciais leves estão seguindo a “moda” do arqueamento, produzindo veículos irregulares que circulam diariamente colocando a vida de outros em risco.

Nos caminhões, o arqueamento insano dos eixos traseiros, leva a desestabilização do veículo com carga, novamente colocando em risco a segurança do tráfego rodoviário.

O que diz a lei? A Resolução 916 do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, inclui o arqueamento entre as irregularidades que acarretam penalidades. O texto diz:

“Art. 8º Os veículos que sofrerem alterações no sistema de suspensão ficam obrigados a atender aos seguintes limites e exigências: 

I – veículos com Peso Bruto Total (PBT) até 3.500 kg: 

b) a altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme figura apresentada no Anexo VI; e 

c) o conjunto de rodas e pneus não poderá tocar parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento;”.

Qualquer mudança na suspensão deve constar, se legal, no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), pois caso contrário, acarretará infração gravíssima com 7 pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e apreensão do veículo.

[Fonte:UOL]

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse o nosso exclusivo Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Avatar photo
Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 27 anos. Há 16 anos trabalha como jornalista no PG jogos, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.

PG jogos Mapa do site