PG jogos

Latin NCAP: Novo Citroën C3 zera em teste de segurança

novo c3 ncap 1

O Novo Citroën C3 começa com pé esquerdo no Latin NCAP, onde foi submetido a testes de segurança e acabou zerando na classificação do instituto independente internacional.

O hatch compacto da Stellantis foi penalizado por estrutura instável, com 30,52% em ocupante adulto, 12,10% em ocupante infantil, 49,74% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 34,88% em assistência à segurança.

Ele foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e controle de estabilidade, sendo esse o único equipamento de segurança mais básico e disponível para o Novo C3.

novo c3 ncap 2

Segundo o Latin NCAP, o impacto frontal mostrou proteção fraca para o peito do motorista e proteção marginal para o peito do passageiro da frente, provavelmente explicada pela falta de pretensores do cinto de segurança. A estrutura e a área dos pés foram classificadas como instáveis.

Foi frisado ainda que o Novo C3 “não oferece proteção lateral padrão ou opcional para a cabeça. A proteção contra chicotada cervical (whiplash) apresentou desempenho ruim no pescoço do adulto, assim como a sinalização de advertência do airbag no banco do passageiro dianteiro não cumpre com os requisitos do Latin NCAP e não pode ser desligada”.

Alguns dos dispositivos avaliados quanto à instalação falharam e o Novo C3 “não demonstra conformidade com a norma de proteção para pedestres, bem como o aviso de cinto de segurança está disponível apenas no assento do motorista, mas não atende aos requisitos do Latin NCAP e não está disponível para o passageiro dianteiro ou para a fileira traseira”.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, diz: “É alarmante como a Stellantis repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros”.

Citroën C3 – 2 airbags

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse o nosso exclusivo Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Avatar photo
Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 27 anos. Há 16 anos trabalha como jornalista no PG jogos, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.

Ezoicreport this ad
PG jogos Mapa do site