PG jogos

Honda Civic Type R: anos, modelos e gerações do esportivo

PG jogos - conheça todas as gerações do esportivo japonês

O Civic Type R é uma versão apimentada de um carro emblemático, que conquistou muitos fãs, e não é à toa que está entre os veículos mais vendidos do mundo em 2018 (696.244 unidades).

Cada montadora tem sua submarca ou divisão de alto desempenho, temos a AMG, da Mercedes-Benz, GTi, da Volkswagen, STi, da Subaru, RS, da Audi, Renaultsport, da Renault, etc.

Opções que estão ganhando cada vez mais reputação no setor automotivo.

Com a fabricante japonesa não foi diferente, em 1992, eles criaram a designação Type R.

Honda Civic Type R – o primeiro Civic apimentado em 1997

PG jogos - conheça todas as gerações do esportivo japonês

Exclusivo para o mercado doméstico japonês, em 1997 chegou oficialmente o Civic Type R.

O interior entregava sua esportividade, o vermelho fazia presente nos bancos, na porta, tapete, na alavanca do câmbio e no volante Momo.

O modelo foi baseado no EK9, havia três portas, tinha motor B16 e 160 cv de potência, de 1,6 litro. Alcançava os 100 km/h em 6,8 segundos.

As rodas eram de 15×6 polegadas, os pneus com 195/55 de medida. Como diferencial, também tinha cor branca.

PG jogos - conheça todas as gerações do esportivo japonês

A mesma preocupação com relação potência x peso estava presente no Civic Type R 1997. A Honda mexeu em itens de conforto, isolamento acústico, câmbio manual de cinco velocidades e relações mais próximas, melhoria na rigidez estrutural, dentre outros.

Este modelo é quase impossível de encontrar fora do Japão.

Honda Civic Type R – segunda geração 2001

PG jogos - conheça todas as gerações do esportivo japonês

A segunda geração do Honda Civic Type R chegou em 2001, agora, o esportivo deixou de ser produzido em Suzuka e passou a ser fabricado no Reino Unido (fábrica de Swindon), sendo, inclusive, exportado para o mercado japonês.

A mudança ocorreu devido à demanda de novos interessados pelo carro. E, com isso, a Honda teve que repensar sua estratégia.

PG jogos - conheça todas as gerações do esportivo japonês

Como diferencial, o motor K20 entregava 2,0 litros, 200 cavalos a 7.400 rpm (corte de giro a 8.100 rpm) 20 kgfm de torque a 5,900 rpm, fez com que o carro conseguisse atingir de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.

A suspensão permanecia sendo o destaque, pela qualidade, mesmo que o sistema dianteiro via braços sobrepostos tenha sido modificado por outro esquema McPherson.

Honda Civic Type R – terceira geração 2007

Quando a montadora japonesa anunciou a oitava geração do Civic, também houve o anúncio da terceira edição do Honda Civic Type R (FN2). Em 2007, ele chegou com design futurista tanto por dentro como por fora.

japonês

Debaixo do capô, o carro abrigava motor K20, de 2,0 litros, produzindo 225 cavalos de potência no Japão, e 256 cv na versão Mugen.

Na época, era considerado o mais rápido, podendo fazer de 0 a 100 km/h, em 6,6 segundos.

Por não trazer suspensão traseira, pela primeira vez o desempenho em curvas caiu. No lugar de braços sobrepostos, havia um eixo de torção. Notoriamente isso não só sinônimo de que o automóvel seja ruim.

Um grande diferencial dele é que, pela primeira vez, a fabricante lançou o automóvel esportivo com carroceria de quatro portas.

PG jogos - conheça todas as gerações do esportivo japonês

Este modelo ganhou a versão Mugen 2.2, com exclusividade para apenas 20 unidades produzidas.

Há quem pensasse que ele seria o Civic Type R mais potente de todos os tempos, contudo, em 2015 a Honda surpreendeu novamente.

Entre 2007 e 2011, uma versão sedã foi comercializada no Japão.

Honda Civic Type R – quarta geração 2015

Em 2015 foi o ano em que a Honda apresentou ao mundo, completamente reformulado, o Civic Type R, agora, turbinado.

japonês

Foi em Genebra (Suíça), que a Honda lançou o novo esportivo. Sob o capô, um novo motor VTEC 2,0 litros, de injeção direta capaz de produzir 310 cavalos de potência, 40,8 kgfm de torque e câmbio manual de seis velocidades.

A cada nova atualização, o Civic Type R foi ficando cada vez mais veloz e, como esse de 2015, não foi diferente, já que fazia de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos.

Sua velocidade máxima chega aos 270 km/h.

O Type R 2015 teve grandes entradas de ar em sua dianteira, na asa traseira e recebeu rodas de 19 polegadas, além de freios Brembo.

Tudo foi pensado para que o carro pudesse ter melhor aerodinâmica e mais estabilidade.

japonês

Por dentro, a Honda incluiu novo painel de instrumentos, bancos no tipo concha, volante e manopla da alavanca do câmbio exclusivos.

O interessado poderia também optar pelo pacote GT, um opcional que contém: leitura de placas de sinalização, ar-condicionado de duas zonas, sistema de áudio com potência de 320 watts e sistemas de segurança como controlador da distância à frente.

PG jogos - conheça todas as gerações do esportivo japonês

No mesmo ano, a fabricante já aceitava encomendas no Salão de Genebra por 29.995 libras britânicas, portanto, mais de R$ 150 mil.

Vendeu 10 mil unidades.

Honda Civic Type R – geração atual 2017/2018

esportivo

A última geração do hot hatch Honda Civic Type R foi apresentado em 2017, passando a ser comercializado ao nível global.

O motor é VTEC 2.0 Turbo, gerando 320 cv. Agora, faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Sua velocidade máxima chega em 272 km/h. Não houve alteração no torque máximo, permanecendo os 40,7 kgfm.

esportivo

Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, o condutor pode escolher três modos para condução: a Comfort, a Sport e +R, trabalhando na curva de torque, assistência de direção, amortecimento e alteração nas respostas do acelerador.

Outra função é a alteração de cor no painel de instrumentos.

esportivo

No interior, novo volante, novos bancos esportivos, informações específicas no painel de instrumentos, entre outros.

OHonda Civic Type R é um verdadeiro monstro, um carro desejado e muito idolatrada pelos fãs. Um legítimo hot hatch japonês.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse o nosso exclusivo Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Autor: Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

Os comentários estão encerrado.

PG jogos Mapa do site