Os incêndios em carros elétricos não são raros e agora um possível segundo caso no transporte marítimo pode estar acontecendo a bordo de Freemantle Highway, um navio ro-ro com 3.000 carros.
Nesse momento, o Freemantle Highway está na costa da Frísia, nos Países Baixos, após pegar fogo, segundo os relatos mais recentes.
O navio partiu de Bremerhaven, no norte da Alemanha, com destino a Port Said, no Egito, transportando 2.857 carros, entre eles alguns elétricos.
Com 199,97 m de comprimento por 32,26 m de boca (largura), o Freemantle Highway sofreu um incêndio intenso e uma vida foi perdida a bordo.
Segundo a guarda costeira holandesa, a suspeita é que o incêndio tenha sido provocado por um dos 25 carros elétricos que estão a bordo do navio de armadora independente com bandeira panamenha.
Hebben de MSM al gemeld dat de brand in het autotransportschip Fremantle Highway is ontstaan door een brand in een elektrische auto? Of moet dat verzwegen worden? Het schip voor de kust van #Ameland dreigt te kapseizen milieuramp #FremantleHighway#Carcarrier#ElectricVehiclespic.twitter.com/32U3gaCiUj
— Jan Praet (@JanPraet1) July 26, 2023
Tendo ocorrido a 50 km da ilha de Ameland, na Frísia, o incêndio a bordo do Freemantle Highway fez com que parte da tripulação saltasse ao mar e sete ficaram feridos.
Ao todo, a guarda costeira da Holanda resgatou 23 pessoas tanto do mar quanto do navio, usando helicópteros do SAR.
Imagens e até um vídeo, foram feitos do Freemantle Highway pegando fogo numa das rotas mais movimentadas do Mar do Norte.
A guarda costeira neerlandesa comentou algo importante: “A equipe tentou apagar o fogo sozinha, mas não funcionou. O fogo continuou a se expandir, provocando uma evacuação”.
Boven Ameland. Nu. pic.twitter.com/DO1OK5uC61
— EMK-vissers (@EMKvissers) July 26, 2023
Algum tempo depois, disse que “a situação está inalterada. Ainda há muita formação de fumaça.”
O detalhe é a intensidade do fogo, não debelado pela equipe da guarda costeira da Holanda, indicando que a origem provavelmente é mesmo baterias de lítio dos carros transportados.
Nog steeds flinke rookpluimen bij de #fremantleHighwayboven#ameland.pic.twitter.com/Z3qoSe6rXk
— ᑎIᑕO (@NicoGuud) July 26, 2023
Como se sabe, a química das baterias de lítio provoca um fogo tão intenso que é necessário usar muito mais água que o comum para apagar.
O navio Felicity Ace, por exemplo, naufragou há meses por conta do mesmo problema.
Acesse o nosso exclusivo Canal do Telegram!