PG jogos

Elon Musk começou uma guerra de preços que a Tesla não irá ganhar

elon musk 1
elon musk 1

Uma reportagem do site norte-americano Business Insider fala sobre a guerra de preços que a Tesla criou recentemente, a qual não conseguirá ganhar.

Se você não ouviu do que se trata, é que Elon Musk reduziu os preços dos carros da Tesla em cerca de 25% nos últimos doze meses.

O modelo mais barato da Tesla, o Model 3, não teve uma redução tão grande, caiu de 48.000 para 44.380 dólares.

Mas modelos com altas margens de lucro tiveram um corte gigantesco em seus preços. O Tesla Model S caiu de 130.000 para 96.000 dólares.

Para um efeito de comparação, é como se um SUV de R$ 130.000, de repente tivesse seu preço cortado para menos de R$ 100.000. É claro que, por aqui, isso nunca aconteceria sem uma ajudinha do governo, conforme o que vimos por volta de junho/julho desse ano aqui no Brasil.

tesla model 3 2024 3 1
tesla model 3 2024

Mark Schirmer, diretor de comunicação da Cox Automotive, empresa de pesquisa no segmento automotivo, disse que nunca viu isso acontecer, em nenhum ponto da história, de uma empresa cortar seus preços mais de 20%, sem que ela esteja fechando as portas e fazendo um saldão, por exemplo.

A ideia de Musk é reduzir fortemente os preços para dificultar a vida de novas empresas do segmento de carros elétricos, que aparecem o tempo todo no mercado internacional.

Além disso, com os preços mais baixos, ele tinha a intenção de alavancar as vendas da Tesla, mas infelizmente isso não aconteceu. As vendas continuaram as mesmas, e pelo contrário, isso gerou um descontentamento entre os fãs da Tesla, que tinham comprado carros da empresa nos meses antes das sucessivas reduções de preços.

A quantidade de carros que a Tesla entregou a clientes no terceiro trimestre de 2023 na verdade caiu. Se as vendas estão caindo, e os lucros por carro vendido estão menores, isto faz com que os lucros gerais da empresa caiam fortemente. Estamos falando de uma margem de 17,9% contra 25,1% cerca de um ano atrás.

O mercado está mesmo interessado em comprar carros elétricos de outras marcas, pois a anterior dominância da Tesla no segmento, de 62% do mercado no começo de 2023, hoje está em 50%.

tesla model 3 2024 4 1
tesla model 3 2024

E, outro ponto negativo é a fraca adoção aos carros elétricos, muito abaixo do que as montadoras esperavam.

Um professor de marketing da Wharton School, chamado John Zhang, comentou para a reportagem do site Business Insider que se você vai iniciar uma guerra de preços, a chamada briga de foice, no segmento comercial, é bom que sua empresa esteja preparada para aumentar e muito o volume de vendas.

E pior, essa guerra vai precisar ser constante e não parar por nem um segundo daqui pra frente. Será necessário um plano a curto e longo prazo, o que parece que a Tesla não tem neste momento.

Quando falamos de briga de foice, isso significa uma batalha onde todos saem perdendo, pois aquela indústria inteira passa a ter zero margem de lucro, e as empresa então vão morrendo uma a uma, aos poucos.

Infelizmente, a conclusão a que o artigo chega é que a decisão de Elon Musk de dar generosos descontos em seus carros foi um ato de puro desespero, já que o relatório  da Tesla, referente ao terceiro trimestre de 2023, indicou que a empresa piorou em receitas, em entrega de veículos e em reservas de dinheiro, que caíram de 3,4 bilhões de dólares para apenas 848 milhões de dólares.

Quer Elon Musk consiga em algum ponto vencer essa guerra ou não, ele certamente escolheu um péssimo momento para brigar, já que as montadoras tradicionais ainda contam com os lucros de seus carros a combustão, para manter seus negócios elétricos em dia. E isso, a Tesla não tem.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do PG jogos, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no PG jogos, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.

PG jogos Mapa do site