PG jogos

Califórnia: Volkswagen comemora 200.000 casas produzidas

volkswagen california 200 000

O que você entende por “casa”? Pois é, casa pode ser qualquer lugar abrigado em que se pode abrigar e a Volkswagen já produziu 200.000 dessas residências, porém, móveis.

A VW Califórnia é uma versão camper da Multivan que vem sendo fabricada pela montadora na fábrica de Hanover-Limmer, onde a van é modificada pela própria marca para adicionar os elementos que a transformam numa casa móvel.

Josef Baumert, Diretor de Produção e Logística da Volkswagen Veículos Comerciais diz: “A Califórnia tem uma história rica que já dura 35 anos. 200.000 veículos produzidos são também 200.000 clientes. uma Califórnia “made in Hanover”. 

volkswagen california 200 000 1

Baumert completa: “Este sucesso excepcional deve-se, em particular, aos funcionários do local principal em Stöcken e do local dedicado, que garantem a montagem daquela que é, sem dúvida, a autocaravana mais vendida do mundo todos os dias, contando com o seu know-how e a sua paixão”. 

Com 600 funcionários, a planta de Hanover-Limmer vem produzindo a Califórnia desde 2004 e a unidade 200.000 é uma California 6.1 Ocean, equipada com motor diesel 2.0 TDI de 204 cavalos e 42,6 kgfm, tendo ainda transmissão automatizada de dupla embreagem DSG de sete marchas com tração permanente 4Motion.

Em pintura bicolor Silver Reflection e Fortana Red, a VW California 6.1 Ocean comemorativa tem um módulo opcional com dinete com armário, teto elétrico com lona vermelha e três janelas.

volkswagen california 200 000 2

Na Califórnia, a cama fica na parte superior do veículo sob a cobertura de fibra e com as lonas de proteção, enquanto cozinha, armários, geladeira e outros itens ficam na parte inferior, onde se pode levar diversas coisas, como o importante porta-pote (sanitário químico), por exemplo.

Em sua terceira geração, a Califórnia nasceu em 1988 na terceira geração da Caravelle (T3), que teve somente 22 mil unidades feitas e seguido pela T4 com 39.000 exemplares feitos, lembrando que essa geração da “Kombi” foi vendida aqui no Brasil nos anos 90.

Para termos uma ideia do sucesso dessa camper “de fábrica”, algo incomum no mercado de motor homes e campers, a VW começou a produção da Califórnia T5 com apenas 35 pessoas e 2.104 unidades no primeiro ano, sendo que agora pode fazer 150 unidades, por dia! Com 31.000 por ano, ela realmente é uma “casa popular” na Europa.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse o nosso exclusivo Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Avatar photo
Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 27 anos. Há 16 anos trabalha como jornalista no PG jogos, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.

PG jogos Mapa do site