PG jogos

BYD assume fábrica da Ford em Camaçari

byd fabrica 2

Por meio do governo da Bahia, a BYD assumiu oficialmente a antiga fábrica da Ford em Camaçari, sendo o ato realizado pelo governador baiano Jerônimo Rodrigues (PT).

Jerônimo revelou que a negociação de transferência da fábrica se deu por intermédio do governo federal entre Ford e BYD, mas as duas não conversaram diretamente sobre o assunto.

No levantamento do governo da Bahia, as melhorias feitas pela Ford no terreno e na área construída do complexo valem em torno de R$ 100 milhões, que serão pagos à montadora americana, que se retirou completamente do setor industrial brasileiro.

Alexandre Baldy, conselheiro da BYD no Brasil, revelou que o governo não interferiu no começo da negociação, já que “não cabia ao estado se intrometer em uma negociação entre privados”.

De qualquer forma, o governo da Bahia espera que a BYD revele seu projeto para Camaçari, como capacidade instalada e o cronograma de produção, bem como geração de empregos no local.

O que se sabe é que o complexo terá duas fábricas distintas, sendo uma para caminhões e chassis de ônibus elétricos, enquanto a outra fará automóveis elétricos e híbridos.

Uma terceira unidade fará o processamento de lítio e fosfato de ferro para exportação, mas não se tem mais detalhes sobre isso. Um centro de pesquisa e desenvolvimento foi anunciado hoje pela BYD, mas em Salvador.

Também se espera que a BYD use o Porto de Aratu para exportação de veículos, já que o mesmo atendia a Ford e ao setor industrial das duas cidades.

Já da parte do governo baiano, melhoramentos de infraestrutura deverão ser feitos para facilitar o escoamento da produção.

Em Camaçari, pelo menos dois carros estão na mira da marca, segundo fontes da BYD, com o Song Plus Flex sendo o híbrido plug-in bicombustível para se integrar ao processo nacional de hibridização com etanol, enquanto o Dolphin será a opção totalmente elétrica.

Nos caminhões, os modelos ETH6 e ETH8 são prováveis, assim como o chassi de ônibus D9F, além de um possível caminhão leve elétrico para competir com o e-Delivery da VW.

[Fonte:UOL]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no PG jogos, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X

PG jogos Mapa do site