PG jogos

BMW CE 02 não é moto nem scooter, o que é então?

bmw ce 02 1

Criar novos nichos significa ampliar o mercado onde houver estagnação, porém, isso é arriscado, já que se trata de um tiro quase no escuro, visto que as pesquisas de campo podem indicar a necessidade de algo que não existe.

Então, nessa visão, a BMW resolveu sair da zona de segurança de suas scooters e motos sofisticadas da BMW Motorrad, para criar um veículo chamado oficialmente de CE 02.

bmw ce 02 2

O veículo de duas rodas não é descrito como scooter e nem “motorrad”, mas a marca anda chamando-o indiretamente de “eParkourer”.

Essa designação, que nos faz lembrar da prática do parkour, é usada pela BMW para descrever a proposta disruptiva dessa “moto”, que parece saída de um filme de ficção científica para as ruas da Europa.

bmw ce 02 3

Largando qualquer designação de fabricante, o que vemos é algo que parece um patinete anabolizado, mais sofisticado que aqueles das rodas grandes que os donos insistem em andar sem placa em ciclovias, com detalhes high tech.

Elétrico, naturalmente, o BMW CE 02 tem um quadro estrutural retangular com assento reto sobre um corpo com bateria de lítio e motor elétrico devidamente identificáveis no design externo.

bmw ce 02 4

Com amortecedor traseiro único no monobraço que sustenta uma roda personalizada com acionamento da relação final por correia, o BMW CE 02 tem ainda para-lamas envolventes, rodas quase integrais em sua concepção e garfo dianteiro com bengalas invertidas e protegidas.

Portando um farol duplo full LED quadrado, além de um cluster que mais parece um smartphone integrado ao guidão alto, o BMW CE 02 é um veículo de 15 cavalos e ótimos 5,65 kgfm, que garantem velocidade máxima de 95 km/h.

bmw ce 02 5

O BMW CE 02 usa duas baterias de lítio de 1,96 kWh de 48 volts com autonomia de 90 km, pesando 132 kg apenas, o que é ótimo, dado o peso natural das baterias.

A recarga lenta é de 5,5 h com a rápida realizada em 2,8 h para ir de 20 a 80 por cento. Nos states, o CE 02 custa US$ 7.599.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse o nosso exclusivo Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Avatar photo
Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 27 anos. Há 16 anos trabalha como jornalista no PG jogos, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.

PG jogos Mapa do site